sábado, 30 de março de 2013

Geografia ciência e geografia estética


Farm Folk Art Landscape Autumn Apple Harvest Fairy Tale Fantasy Rural Fall Country Americana Life. Disponível em: http://fineartamerica.com/featured/farm-folk-art-landscape-autumn-apple-harvest-fairy-tale-fantasy-rural-fall-country-americana-life-walt-curlee.html



A geografia como ciência procura uma lógica do espaço produzido, de uma ordem econômica ou natural que está presente na localização e distribuição, o homem e o meio são parte desse entendimento científico, mas de um modo a estarem presente no processo, vistos como causas. Na estética, a geografia está presente pelo artista e/ou escritor, mas ela é uma ontologia, ela se dá em muitas obras como inseparável do homem e inextrincavelmente ligado ao meio. A estética também faz revelações geográficas, mas do ser. Na expressão artística os seres não somente fazem geografia como se encontram nela como seres. Aliás, se há histórias da arte, porque não falar agora das geografias nas artes.


As construções, estradas, campos cultivados, e outros arranjos espaciais refletem certamente o que os serem de uma determinada sociedade pensam sobre si mesmos e sobre o mundo de seu tempo, há nelas funcionalidades, poder e exaltação de sua glória material. Mas há singularidades, seres que como artistas e escritores falam dessa geografia em suas obras e captam uma ontologia, a do homem e o meio, se permitem criar geografias e que se permitem falar dela sem ter que balbuciar de forma fragmentar essa relação, eles falam da geografia com naturalidade, em uma totalidade.

Nenhum comentário: